Conheça a APPMG Associe-se e aproveite as vantagens Descontos, Vantagens e benefícios aos associados APPMG Veja aqui os eventos que a APPMG já promoveu e vai promover ESCOLAS EM AÇÃO Todos os Endereços, Telefones, E-mails da APPMG Envie-nos um e-mail Site oficial do Governo do Estado de Minas Gerais Carrega a página inicial novamente.
Sede APPMG - Rua da Bahia, 1032, 9º andar - Centro. CEP: 30.160-903 - Belo Horizonte/ MG. Telefone: (31) 3273 1126
<<Voltar
EVENTOS QUE ESTÃO POR VIR OU QUE jÁ ACONTECERAM
:: Circuito ecolÓGIco APPMG
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

   Acompanhe aqui todas as notícias, eventos que a APPMG está promovendo em defesa do Meio Ambiente.

Leia mais e veja as fotos >>

:: II CONGRESSO DE SERVENTES DISCUTE APOSENTADORIA DOS DESIGNADOS
   Comissão organizada pelo Governo de Minas avalia uma possível solução para o problema.

   A designação de servidores estaduais é um problema antigo em nosso Estado e vem, ao longo dos anos, merecendo toda a atenção da Associação de Professores Públicos de Minas Gerais.

   Garantir os direitos destes trabalhadores é uma questão de honra, principalmente em relação à aposentadoria, hoje, barrada, já que a Lei Complementar nº 64 (de 25/03/2002, artigo 79) foi considerada inconstitucional pelo Ministério Público, autor de uma ação na Justiça, alegando que na Constituição Federal (de 05/10/1988, artigo 40, parágrafo 13) diz que qualquer detentor de cargo temporário só pode se aposentar pelo INSS.

   Dom Luciano:

   Logo na abertura do evento uma homenagem a Dom Luciano, o grande Amigo das Serventes, muita emoção e gratidão ao som da música Noites Traiçoeiras e saxofone.

Leia todo a cobertura do
evento e veja as fotos>>

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
:: TÍTULO VOVÓ EDUCAÇÃO 2006

VOVÓS DE BH E REGIÃO METROPOLITANA RECEBEM HOMENAGEM
( Clique na foto para ampliar )

   A inserção da mulher no mercado de trabalho redobrou a importância do papel de segunda mãe, exercido pelas avós. Além do carinho, elas ajudam no orçamento e na educação dos netos, auxiliando o cumprimento da rotina escolar.

   Em reconhecimento a estas mulheres, a APPMG resolveu homenageá-las com a criação do título Vovó Educação, em 2004, distribuído às avós escolhidas entre profissionais da Educação e comunidade escolar em várias cidades mineiras: Campo Belo, Carangola, Coronel Fabriciano, Diamantina, Janaúba, Paracatu, Pará de Minas, São Sebastião do Paraíso e Varginha.

   No dia 12 de setembro, chegou a vez das educadoras de Belo Horizonte e Região Metropolitana receberem o título Vovó Educação, 350 homenageadas, entre elas a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, que se sentiu honrada com a homenagem, ressaltando em sua fala a importância de valorizarmos os mais velhos e suas experiências de vida.

“Os mais velhos devem participar ativamente das atividades da escola, por intermédio dos colegiados e associações, compartilhando suas experiências, acrescentando e muito para o nosso desenvolvimento”, afirmou.

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Continua>>
:: 1º CONGRESSO DE PROFESSORES ESTADUAIS DA APPMG
O I Congresso de Professores Estaduais da APPMG, tendo como tema central a Escola de Tempo Integral, atraiu mais de 900 professores, analisando a situação da Educação Pública Brasileira e discutindo os principais problemas enfrentados pelos educadores e educandos.

Na oportunidade, foram homenageados com o título Amigos da Educação alguns de nossos parceiros, que contribuem para uma educação de qualidade em Minas e no Brasil.

Saiba mais e veja as fotos >>

:: APPMG REUNE NOVOS LÍDERES


Os líderes regionais escolhidos durante o I Congresso de Professores Estaduais da APPMG se reuniram com a diretoria da entidade, de 9 à 11 de março, na cidade de Capitólio, para refletir seu papel junto aos associados e à comunidade escolar, dizendo o que esperam da Associação e a disposição em apresentar um bom trabalho.

Cento e cinco coordenadores – representando Belo Horizonte, Grande BH e interior – divididos em grupos para discutirem também algumas das atividades a serem desenvolvidas em 2007. Destaque para o Encontro de Professores de Educação Física da Grande BH, dia 12 de maio, no Instituto de Educação de Minas Gerais e o PAN Escolar do Sul de Minas.

Além das atividades, momentos de lazer e interação, fundamentais para o desempenho do trabalho em grupo. Caminhadas, natação e um belo passeio de chalana para apreciar a beleza das paisagens de Furnas.

Venha você também fazer parte da
Associação de Professores Públicos de Minas Gerais!


:: Veja as fotos e as cidades e escolas participantes ::

:: 13/12/2006 - Selo UNICEF
 A diretora executiva da APPMG, Magda Campbell e a diretora cultural Leni Rabelo participaram da cerimônia de entrega do Selo UNICEF Município Aprovado (edição 2005-2006), em Minas Gerais, a convite do prefeito de Montalvânia, José Florisval.

O Selo é um reconhecimento internacional aos municípios que alcançam os melhores resultados na promoção de uma vida melhor para crianças e adolescentes, avançando em metas e atividades propostas, relacionadas a 28 indicadores de Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

Nesta primeira edição, foram agraciados os seguintes municípios:

- Águas Vermelhas, Carbonita, Catuti, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Lagoa dos Patos, Machacalis, Montalvânia, Monte Azul, Montes Claros, Pirapora, Ponto dos Volantes, Presidente Kubitschek, Santo Hipólito, São João da lagoa, Taiobeiras, Turmalina e Vargem Grande do Rio Pardo.


Diretora cultural da APPMG Leni Rabelo, prefeito de Montalvânia José Florisval Ornelas e sua esposa, e a diret. executiva da APPMG Magda Campbell, na cerimônia de entrega do Selo UNICEF Município Aprovado

:: CONVITE

   Os alunos da Escola Estadual Abraão Lincoln e a Associação de Professores Públicos de Minas Gerais têm o prazer de convidá-lo para a aula expositiva sobre o projeto Nascentes do Rio São Francisco e Preservação do Parque da Serra da Canastra.

Dia: 19 de junho
Horário: 9h 30
Local:
Auditório do BDMG Cultural (Rua da Bahia, 1600)


   Desenvolvido pelos alunos da 8ª série/2006, sob a coordenação da professora Cleonice Mendonça, o projeto interdisciplinar tem como resultado a edição de um livro, elaborado pelos próprios alunos e o sucesso das aulas expositivas, onde falam da visita à nascente do rio, nos municípios de São Roque de Minas e Vargem Bonita, sobre a polêmica transposição do Rio São Francisco e as péssimas condições ambientais ao longo de seu curso natural, ressaltando sua importância para o equilíbrio ecológico das regiões a que pertence.

   Alunos da Escola Estadual Anita Brina Brandão, bairro Jaraguá, assistirão a aula como convidados especiais.

:: EDUCAÇÃO FÍSICA: SABER E SAÚDE

   Fundamental para o aluno conhecer seu corpo e desenvolver habilidades de maneira autônoma e responsável, a Educação Física vem perdendo espaço nas escolas.

   Uma situação que precisa ser revertida, daí o empenho da APPMG em discutir alternativas junto aos profissionais da área, realizando com sucesso o I Encontro de Professores de Educação Física das Escolas Públicas Estaduais de Belo Horizonte e Grande BH.

   É preciso sensibilizar governantes e autoridades educacionais para que aumentem os investimentos públicos na área dos esportes, danças, jogos e brincadeiras, dentre outras práticas corporais da nossa cultura às crianças e jovens.

leia mais>>

A presidente da APPMG, Joana D’arc Gontijo, recebe os convidados, apresentando um vídeo institucional com um breve resumo dos trabalhos da entidade.
:: ENCONTRO DE LIDERANÇAS

No início de junho, líderes, escolhidos durante o I Encontro de Professores de Educação Física das Escolas Públicas Estaduais de Belo Horizonte e Grande BH, estiveram em Nova Guarapari para discutir os resultados do evento e traçar novas metas.

Durante o passeio, trocas de experiências, bate-papo e muita animação.

Confira nas fotos! (Clique para ampliar)

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
:: aula expositiva no AuditÓrio do BDMG Cultural
   Resultado do Primeiro Encontro de Professores de Educação Física das Escolas Públicas Estaduais de Belo Horizonte e da Grande BH, a aula expositiva sobre a importância da Educação Física no desenvolvimento humano, realizada no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, dia primeiro de outubro, conquistou seu objetivo:

   - Reafirmou a fundamental contribuição da Educação Física na formação do futuro cidadão, no estímulo à prática de atividades esportivas e no surgimento de futuros competidores olímpicos.

   Participou como convidado de honra o vice-governador Antônio Anastasia.

   Cerca de 100 alunos da Escola Estadual Cláudio Pinheiro, de Contagem, também prestigiaram o evento.
:: 15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR
   Neste ano de 2007, a Associação de Professores Públicos de Minas Gerais homenageia os professores com a palestra dos doutores em Direito: Hélio Bicudo e Denise Frossard, e da assessora da Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Dra. Maria Thais da Costa Oliveira Santos.

   Aspectos da História Recente do Brasil, Ética no Século XXI e uma abordagem do Projeto de Lei Complementar n° 27/2007, que trata da aposentadoria dos designados em nosso estado serão os temas abordados no evento.

   Após as palestras, apresentação do grupo de dança Sarandeiros, formado por alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, reconhecidos internacionalmente, que tem como fonte de inspiração a alegria da alma brasileira, fruto do sincretismo cultural. Direção geral do coreógrafo e professor, mestre em Folclore e Educação da UFMG, Gustavo Côrtes.

Dia 16 de outubro
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Instituto de Educação de Minas Gerais

:: Clique e veja nossa homenagem

:: 20 de setembro - CENTENÁRIO LUCIA CASASANTA E E.E. DELFIM MOREIRA

Em comemoração ao centenário da alfabetizadora Lúcia Casasanta e da escola estadual Delfim Moreira, a Associação de Professores Públicos de Minas Gerais e a E. E. Delfim Moreira, representada por sua diretora, Benilde Maria Freire Nunes realizaram, dia 20 de setembro, um seminário para discutir o tema alfabetização.

Participação especial da superintendente regional de ensino da Metropolitana C, Elci Pimenta Costa e das educadoras Rosa Emília de Araújo Mendes, Leni Maria Rabelo e Carmelita Gomes Ribeiro.

Durante o evento, homenagem à alfabetizadora Laura Paim Dimas e às escolas estaduais Afonso Pena, Bueno Brandão, Cabana do Pai Tomás, Cesário Alvim, Delfim Moreira, Doutor Simão Tamm Bias Fortes, Duque de Caxias, Efigênio Salles, Emília Cerdeira, Marieta Brochado, Padre Eustáquio, Padre João Botelho, Pandiá Calógeras, Pituchinha, Professor João Câmara, Professor Magalhães Drumond, São Bento, São Salvador e Instituto de Educação de Minas Gerais.